COMO ELABORAR A - DELIMITAÇÃO DO TEMA PARA: TCC - MONOGRAFIA
Delimitar tema para uma monografia, ou TCC, é tarefa que pode gerar muita confusão no momento de ELABORAR O PRÉ PROJETO DE PESQUISA, ou mesmo antes disso. Como é o início da pesquisa, tudo parece muito complicado. Em geral, temos um assunto geralzão na cabeça que gostaríamos de estudar. Para delimitar bem o tema, você precisa olhar para esse tema geral (o assunto que você curte ou que seu orientador sugeriu) e:
- Estabelecer um espaço limitado (um lugar onde o assunto será tratado); ou
- Estabelecer um tempo limitado (um espaço de tempo que será pesquisado); ou
- Estabelecer um limite metodológico (uma metodologia específica que será utilizada); ou
- Estabelecer um limite teórico (inserir sua pesquisa no âmbito de uma teoria)
Quer um exemplo?
Delimitação de um tema
Você quer estudar o ensino de português no Brasil. Imagina quanto tempo você teria de ficar pesquisando para falar com profundidade sobre algo tão amplo, se é que seria um trabalho possível. Para resolver essa situação você pode se fazer (ou fazer ao tema) as seguintes perguntas:
- Ensino de Português no Brasil, onde?
- Nos livros didáticos. Quando?
- No período de 2012 a 2015. Com qual metodologia?
- Pesquisa bibliográfica. Com base em qual teoria?
- Construtivismo.
Esse tema poderia ser descrito assim: como foi utilizado a teoria construtivista nos livros didáticos de 2010 a 2012 no Brasil, segundo análise bibliográfica.
Tema para sua monografia
Uma monografia, como o nome diz, trata da escrita sobre um único assunto ou tema. O artigo científico, exigido como TCC em alguns cursos, é uma “monografia mais curta” (grosso modo), que exige maior poder de síntese. Escolher esse tema único não é das atividades mais simples de um curso, quer seja de graduação ou pós-graduação.
Como delimitar tema, então?
Para delimitar, o ideal é que transforme seu tema, pensando em algumas perguntas e construa uma afirmação, assim como fizemos lá no início do texto.
Grandes temas podem ser divididos em inúmeras variáveis, portanto, se você tem interesse em estudar direito à educação, pense em: Quando? Onde? Com qual método? Baseado em que teoria? Assim você estuda o que gosta, sem perder o foco do todo, mas delimitando sua atuação.
Quer um outro exemplo? “Direito à educação das crianças em situação de rua (quem), no período de 1990 a 2000 (quando), na cidade de São José do Rio Preto (onde), utilizando questionários (método), baseado em Paulo Freire (teoria). Quer outro? “Processo de inclusão dos alunos da APAE (quem), no período de 2000 a 2010 (quando), nas escolas municipais da cidade de São José do Rio Preto (onde), utilizando entrevistas com famílias (método), a partir da perspectiva da inclusão total (teoria).
Perceba que você ainda está falando sobre direito à educação ou inclusão, só que o recorte é pontual, não é algo genérico, sem foco. Veja também como é muito mais fácil escrever sobre algo bem delimitado. Você já sabe como iniciar a pesquisa.
Fundamentos teóricos ajudam a delimitar o tema
A teoria escolhida pode te dar uma direção quanto a recorte metodológicos e teóricos.
Você quer um exemplo também, né? Pode querer investigar: qual o domínio dos alunos da escola Carlos Drummond de Andrade em ortografia? ou então: Como ocorreu historicamente o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no Ensino Regular?
Para fazer essa delimitação precisamos nos questionar sobre o tipo de pesquisa que queremos fazer também, lembram que falei que uma das formas de delimitar é escolher metodologia e teoria específica? Note que, no exemplo anterior, temos dois temas que vão demandar tipos diferentes de pesquisa. Uma exige pesquisa de campo outra apenas pesquisa bibliográfica.
Esses nomes estou utilizando de forma genérica, uma vez que os nomes dos tipos de pesquisas podem variar muito de teoria para teoria. Aqui eu quis separar o fato de você fazer levantamento de dados (pesquisa de campos) de você fazer apenas o levantamento bibliográfico (pesquisa bibliográfica. Deu para entender?
Pesquisa de campo ou pesquisa bibliográfica?
Para pesquisar “qual o domínio dos alunos da escola Carlos Drummond de Andrade em ortografia?” Você precisa ter acesso a essa escola e a esses alunos, precisa elaborar uma estratégia para coletar os dados, precisa fazer a coleta de dados. Precisa também de ter um subsídio teórico para fundamentar suas conclusões. Isso é uma pesquisa de campo.
Em geral, as correntes teóricas já têm estabelecidas as suas formas de fazer pesquisa, a sua metodologia. Se você vai fazer uma pesquisa de campo, além de dominar o assunto, precisa saber como se faz pesquisa naquele assunto. É bem diferente de apenas coordenar as informações que coletou em pesquisa bibliográfica.
Para pesquisar “como ocorreu historicamente o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular?”, você precisa ter certeza que tem acesso à vasta bibliografia sobre o tema, ler tudo que você puder sobre o assunto.
Você também pode ir buscar esses dados em documentos, mas em um TCC, creio que ficaria difícil fazer uma pesquisa de campo sobre esse assunto e uma pesquisa bibliográfica cumpre bem seu papel. O ideal é você decidir isso com seu orientador, sempre. Ele sabe melhor como se faz pesquisa na área.
O que decidir antes de delimitar o tema?
Você precisa saber se tem acesso aos dados ou aos textos ANTES de delimitar seu tema, antes de fazer seu projeto de pesquisa. De nada adianta você delimitar seu tema dizendo que vai estudar a educação na Somália, se não tem acesso a publicações daquele país, nem como viajar para lá. Lembre-se de considerar o tempo que você tem para concluir seu trabalho, caso queira produzir o que vai analisar.
Feito esse processo de delimitação, você pode elaborar seu projeto de pesquisa. Se você seguir esse processo de delimitação, você pode ver que não tem como desenvolver um tema por um monte de motivos e mudar.