Sem dúvida alguma, o momento mais tenso na elaboração de uma monografia é a escolha do tema por parte do aluno. Há sempre muitas opções a serem escolhidas, muitos caminhos a seguir e poucas certezas. Por isto, neste momento é importante parar e pensar no que realmente você gosta de escrever. Parece clichê, mas é a mais pura verdade: você só terá prazer em desenvolver o seu trabalho, durante um ano ou mais, se escrever sobre aquilo que gosta e domina.
Na escolha do tema do seu TCC, é muito importante unir o útil ao agradável, ou seja, escrever sobre algo relativo à sua formação e que, ao mesmo tempo, seja um tema que lhe seja agradável e desperte o interesse em pesquisar, investigar e saber mais sobre ele. Mas é preciso ficar atento a algumas questões durante o processo de escolha do tema, para não se perder no futuro. Veja:
- Existe bibliografia suficiente para embasar suas pesquisas?;
- Você possui experiência profissional para falar sobre o tema? Se não, você conhece bastante sobre o tema?;
- Seu orientador será capaz de ajudá-lo nestas pesquisas? Qual a disponibilidade dele?
- Você conseguirá chegar até o fim da pesquisa? Está pronto para desenvolver o tema sem ter que voltar atrás e mudar tudo que já foi feito?;
- Você estará preparado para defender o seu trabalho frente à banca examinadora?
Estes são apenas alguns aspectos importantes que devem ser observados antes de escolher o tema de sua monografia. Abaixo deixo algumas outras dicas importantes, tome nota:
Vá com calma, não escreva sobre tudo
“Não tente abraçar o mundo com as pernas”. Muitos alunos e professores, no ímpeto de criar um trabalho grandioso, acabam por querer escrever sobre todos os aspectos de um tema, gerando assim um trabalho gigantesco, cheio de variáveis analisadas, questionários, gráficos etc. Isto é um grande erro! Faça somente aquilo que você pode dar conta, dentro do tempo estipulado para a pesquisa, senão certamente você se perderá no meio da execução da monografia.
Não estamos aqui sugerindo que você faça um trabalho pobre, mas sim um trabalho bem elaborado, com calma, com atenção e muita dedicação, dentro das suas possibilidades.
Evite polêmicas
Outra dica importante é: procure evitar temas muito polêmicos, que gerem muita discussão ou que “ofendam”, de certa forma, alguma pessoa ou classe. A menos que você tenha total domínio do tema e esteja preparado para algumas horas de debate com sua banca. O que eu não recomendaria nunca.
Faça uma lista dos possíveis temas de sua monografia
Por isso, escolha bem o seu orientador, faça uma lista dos temas que mais gosta de escrever, ou aqueles que tem alguma afinidade. A organização nesta etapa é fundamental para que o restante do trabalho saia exatamente como planejado. Depois de criada a lista, sente com o professor e discuta sobre os temas indicados, encontre a melhor opção e comece já o seu trabalho.
Não adie o começo do seu trabalho
Não deixe nada para última hora, muito menos o começo do seu trabalho. Mesmo não estando no ano da conclusão do curso, comece a decidir coisas sobre seu TCC: vá juntando a bibliografia que será utilizada, troque informações com pessoas da área, use a internet a seu favor nas buscas, deixe a preguiça de lado e vá a uma boa biblioteca etc. São muitas as medidas que você pode tomar para adiantar as coisas, não espere seus amigos começarem para você acordar para a vida. Se eles não se importam com prazos, importe você.
Fonte: Gustavo Periard, disponível em <https://www.sobreadministracao.com/dicas-para-monografia-e-tcc-como-escolher-o-tema-e-o-orientador>